Insanidades

Considero que o título já diga alguma coisa

quarta-feira, julho 14, 2010

Bobos da corte

Postado por Cacau |

.
Para o progresso da sociedade é necessário a criação e manutenção das hierarquias. Acho válido, mesmo não concordando com sua existência e as desafiando sempre que posso; contraditório porém não menos verdadeiro. Como uma aluna apaixonada por literatura e em especial por história, acho que conheço algumas passagens históricas sobre monarquias, revoluções, democracias e 'democracias'. Ontem mesmo estava assistindo um documentário na TV sobre a Revolução Francesa, infelizmente só consegui assistir os dez minutos finais em que se falava sobre Robespierre e sua queda, e junto com ela a extinção do Terror e uma pausa nas guilhotinas francesas.
Hoje me deparo com um e-mail sobre decisões tomadas a respeito do meu curso acadêmico, claro que certos pontos apontados por uma colega são avessos a minha própria opinião mas a base de seu manifesto é do meu total acordo. Felizmente ou não a situação citada não foi vivenciada e/ou presenciada por mim ainda, sim ainda porque medida alguma foi tomada. Ou melhor, o que foi feito pela instituição ainda que correto em partes, não condiz com uma justificativa plausível, aceitável, correta e justa.
Vocês podem imaginar que estou sendo estúpida por reclamar de algo que não me afetou, retorno a dizer que não me afetou ainda. Todavia, também fui vítima da arrogância, prepotência, grosseria, descaso e ausência de sentido pedagógico que os mesmos que reclamaram por agora. E agora se perguntam o que tem o título e a passagem sobre a revolução com a ações tão erroneamente praticadas. Irei lhes responder.
A revolução francesa ainda é vista como viva e ativa por muitos em pleno século XXI, seus ideais foram a base de quedas de monarquias européias, foi o incentivo principal para a independência dos EUA e seu vasto assunto é o carrasco de alunos.
Robespierre foi morto pela mesma arma que criou para impulsionar a revolução, foi vítima de seu próprio Terror. E me questiono até onde ele iria se não o tivessem parado, a relação que pode ser feita é simples: ele e milhares ao longo dos séculos perderam suas vidas por defenderem três ideais [ liberdade, igualdade, fraternidade ]. Vivenciamos um sistema democrático, todavia para alguns a Autocracia onde apenas a vontade de um único ser, reina perante a opinião de sua maioria , é o modelo usado em suas vidas.
Sinto-me como uma Boba da Corte autocrática, onde eu estupidamente acreditava que os conceitos tão arduamente pregados por diversos professores, e escritos durante séculos a fio por filósofos, cientistas, advogados, psicólogos, poetas e outros mais; fossem levados em consideração e utilizados para a formação de decisões justas. Que o conceito de ética tão aclamado por alguns se desfaça como 'massa de manobra' nas mãos de uns poucos que possuem o poder. Que boba eu fui.
O poder de decisão continua nas mãos de uns poucos, que julgam-se superiores a qualquer outro que discorde de suas ações. A voz de alunos é silenciada com ameaças veladas e silenciosas, o sentimento de indignação e impunidade torna-se revoltante. 
A fantasia de Bobos da Corte está cada vez mais pesada e difícil de carregar e Deus, que saudades de Robespierre e seu Terror. Ele era meio lunático no fim de seus dias, mas vamos lembrar que no fundo ele era gente boa.

Cláudia Mendonça Amor Guimarães [cacau]

13 comentários:

Unknown disse...

Interessante.. =D
Nunca tinha visto alguem abordar esse assunto e a sua foi mt boaa..
parabens.. xD

Dan Herculano disse...

adorei o post , muito bom mesmo !



--------
passa lá no meu ?
http://diferenttesolhares.blogspot.com/

Sofia M. disse...

''O poder de decisão continua nas mãos de uns poucos, que julgam-se superiores a qualquer outro que discorde de suas ações. A voz de alunos é silenciada com ameaças veladas e silenciosas, o sentimento de indignação e impunidade torna-se revoltante''

Parece eu falando ahuahaauaha
O unico jeito de resolver essa triste realidade é concientizando as pessoas que escolas, universidades e afins como essa só são assim, porque tem quem estude nela.

passa lá no meu!
Espero que goste

www.tevagustar.com.br

Laya Bernardes disse...

Oi! Obrigada pela visita, já estou seguindo!
O texto da postagem tá muito bom, parabéns pelo blog :*

T.S. Frank disse...

Olá, Claúdia!
Muito obrigada pela visita ao CQ&Sherlock!

Bem... Revoluções... Uma passagem interessante da História. Lembrei-me de um filme que assisti e que já teve até crítica lá no blog: Maria Antonieta/Sofia Copolla. É legal assisti um filme que trata de um processo tão delicado por uma ótica diferenciada.

Pelo o que pude entender, você foi vítima de uma forma de poder abusiva por parte de autoridades do seu curso. Bem, isso é de praxe... Alunos, no final das contas... É que precisam dos professores, por isso alguns se aproveitam para pisar mesmo.

Bem... Na questão Robespierre, ele, apesar de pregar todos esses ideais, não os usava quando o assunto era seus inimigos políticos. Por isso não o admiro. Mas teve sua importância no amadurecimento da democracia na França.

T.S. Frank

www.cafequenteesherlock.blogspot.com

Sílvia Soares disse...

Nossa, parabéns pelo post. Belas palavras e inteligente associação! Que essa realidade possa ser mudada um dia!

Passando tbm pra dizer que postei a continuação da história, passe no meu blog e diga se gostou.
http://palavrasaouniverso.blogspot.com/

=D
Beijos!

Juliana Valério disse...

cada um tem o poder de desidir, espero que isso mude porque precisamos muito de mudanças.

parabéns pelo blog, gostei muita da forma que você usa as palavras.

--------------------


http://juliana-valerio.blogspot.com/

Love and Peace, or else... disse...

A princípio, gostaria de parabenizar-te com algumas poucas palavras minhas... Esse texto vem de uma pessoa reflexiva ao meio de uma sociedade caótica, essa pessoa é você. É muito bom saber que ainda existem pessoas que conseguem enxergar através daquilo que nos apresentam em uma grande farsa!

Boa noite. Seguindo.

Unknown disse...

O seu blog é maravilhoso, e por isso que eu indiquei ele para 3 selos, depois pega lá no meu blog tá ? beiijoos '

http://sentimentosepensamentos-liviasuassuna.blogspot.com/2010/07/selos.html

Suzy Carvalho disse...

gostei mto.

e eh, infelizmente as coisas nao sao como queriamos ou como achavamos q seriam certo serem.

Hellen Amaral disse...

sem escolhas, as vezes acredito que a vida é feita assim!

adooorei aqui! Seguiindo, passa lá depois, se gostar, siiga! :*

Yasmin Silveira disse...

Ola, gostei bastante do post! Já to seguindo o blog! Depois da uma olhada no meu! Bj!

http://orasbolotas.blogspot.com/

Yasmin Silveira disse...

Ola, adorei o post! Bem bacana o blog, ja to seguindo! Depois da uma passadinha no meu! bj!

http://orasbolotas.blogspot.com/

Postar um comentário

Subscribe