Insanidades

Considero que o título já diga alguma coisa

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Haiti x Brasil

Postado por Cacau |

Tenho plena consciência de que o blog chama-se Insanidades e tenho postado muitas inutilidades, mas que para mim são bacanas. Porém agora eu venho escrever sobre algo no qual o mundo está focado,e não, ainda não começou a Copa da África do Sul. O Haiti está a poucos segundos de entrar em colpaso total. Sem água água potável, energia elétrica, saneamento, controle do tráfego áreo, autoridades e leis não são respeitadas. Mas espere, isso já ocorria bem antes do terremoto matar dezenas e deixar outras centenas feridos e milhares absolutamente desnorteados sem saber o que irá acontecer no minuto seguinte. A situação só tornou-se ainda mais calamitosa e não possui mais uma fachada "bem cuidada" onde as autoridades responsáveis possam esconder que mais de 70% da população sobrevive com menos de $2,00 por dia.
Agora o porque do Brasil versus Haiti? Simples, tropas e mais tropas brasileiras são enviadas em missões de paz (algumas suícidas) para em sua maioria, Porto Príncipe. Toda a atenção do mundo está focada nessa cidade haitiana. O que me deixa queixosa não é o egoísmo mas pense comigo: o nordeste enfrenta secas horrendas desde... Desde sempre! Alguém pode contabilizar quantas famílias perderam tudo, inclusive aqueles que mais amavam nas inundações em São Paulo? Quantas safras os agricultores gaúchos tiveram que pôr fogo por causa de pragas, ou porque o inverno foi mais rigoroso em determinado ano? Quantos civis irão ter que ser mortos por conta de balas perdidas nas ruas e em suas casas no Rio de Janeiro e pelo país? Quantas mães não fazem o pré-natal porque não confiam arriscar sua vida e de seus filhos que nem chegaram ao mundo, em travessias feitas em canoas pelos rios amazônicos?
E eu não me lembro em momento algum da ONU enviar ajuda a nós. Todas essas coisas acontecem todos os dias em nossas casas, e não me recordo dos EUA enviar alimentos ou melhor do Papa dizer para o mundo ser solidário com o maior país da América Latina, e seu Bento XVI, o maior país católico fora das paredes do Vaticano também pede socorro.
O Haiti tem que receber ajuda? Óbvio que sim. Mas seria legal que o mundo se lembrar que há outros lugares que também estão a beira de um colapso... Senão total e imediato, mas um que começa lentamente e as vezes se camufla, mas que chega, e quando chegar... Bem, quem sabe eu não estarei aqui pra escrever sobre mais uma calamidade que o mundo não se importa que aconteça!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe